A Biotran tem CEUA própria!
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem o objetivo de analisar e emitir pareceres quanto aos aspectos éticos de todos os procedimentos e atividades experimentais, tanto de ensino quanto de pesquisa, considerando a relevância do propósito científico e de ensino e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem-estar e a proteção dos animais.

A norma padrão dos comitês de ética, é que o trabalho dos profissionais seja voluntário, sendo eles médicos veterinários e biólogos, docentes, pesquisadores na área específica e representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no País, na forma do regulamento.

A avaliação dos projetos e procedimentos atende às resoluções e orientações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Os projetos aprovados recebem uma licença outorgada pela comissão, após análise e aprovação dos respectivos protocolos e projetos por membros do CEUA.

A CEUA da Biotran, também deverá desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a atividade científica envolvendo animais.

É competência da CEUA examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados na instituição, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável; manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados, ou em andamento, na instituição; manter cadastro dos projetos de pesquisa que realizem procedimentos envolvendo o uso de animais; expedir, no âmbito de suas atribuições, certificados que se fizerem necessários perante órgãos de financiamento de pesquisa, periódicos científicos ou outros.

Para nós da Biotran, a preocupação e o respeito com o bem-estar animal e a sustentabilidade é equivalente ao nosso empenho na pesquisa e desenvolvimento, no sentido de colaborar com a evolução da agropecuária nacional.
Componentes da Comissão
Ana Cristina Silva de Figueiredo
Coordenadora
Médica Veterinária
CRMV-MG 10.144
Gustavo Henrique de Sousa Pereira
Vice-Coordenador
Médico Veterinário
CRMV-MG 18.343
Carlos Antônio de Carvalho Fernandes
Pesquisador
Médico Veterinário
CRMV-MG 3.874
Pedro Ivo Sodré Amaral
Pesquisador suplente
Zootecnista
CRMV-MG 2223/Z
Humberto Luís Del Hoyo Neri
Médico veterinário
Médico Veterinário
CRMV-MG 1.596
Ana Cristina Silva de Figueiredo
Médico veterinário suplente
Médica Veterinária
CRMV-MG 10.144
Ariane Borges de Figueiredo
Bióloga
Bióloga
CRBIO 44556/04-D
Renata Santinelli
Representante da SPA
Bacharel em direito